Ana Maria Cemin – 11/09/2024 – Foto de capa: Eduardo F. S. Lima
No próximo sábado, 14 de setembro, completará um ano da condenação de Aécio Lúcio Costa Pereira, 52 anos. Ele foi submetido ao julgamento pelos ministros do Supremo Tribunal Federal, por ter estado em Brasília em 8 de janeiro de 2023.
Ele foi o primeiro preso político desse século, no Brasil, a ser condenado e isso aconteceu em julgamento presencial, coisa que não se repetiu depois daquela data.
As mais de duas centenas de presos condenados nos últimos doze meses foram julgados de uma forma inusitada: os seus defensores publicarem um vídeo de 20 minutos no sistema do STF e o relator logo em seguida publicou o seu voto e os demais ministros tem um prazo de dias para votar virtualmente.
Para os advogados de defesa de Aécio, da época, ficou claro que nada pesa contra ele além de uns vídeos com algumas falas que poderiam levar ao entendimento dos ministros do STF como uma certa incitação à violência ou algo do tipo.
Eles afirmam que Aécio não agiu com violência e nem se apresentou como grave ameaça nos vídeos. Apenas fez gravações olhando para o celular e não participou de nenhum ato violento. Mesmo assim, sem provas, ele foi taxado como se fosse um grande criminoso.
Aécio está no Presídio Papuda, em Brasília, desde 9 de janeiro de 2023. Ele é de Diadema, SP, e foi condenado a 17 anos de prisão, sendo 15,5 em regime fechado. Até pisar em Brasília para se manifestar, ele tinha uma vida estável e era o provedor do lar, sendo funcionário da Sabesp por 28 anos. Também foi síndico do condomínio onde morava por 8 anos. É casado e pai de um menino de 10 anos e de um rapaz de 18 anos.
Os próprios advogados na época entendiam que após a realização da Audiência de Custódia ele, possivelmente, seria liberado para responder ao processo em liberdade. Até porque Aécio não tinha condenação penal anterior, tinha residência fixa e trabalho fixo há 28 anos (posteriormente, ele foi demitido por justa causa pela Sabesp).
Nunca voltou para casa!
Da Delegacia Aécio foi encaminhado ainda no dia 9 de janeiro para fazer Corpo Delito no IML e, posteriormente, foi levado para o CDP 2 na Papuda. Lá ele permanece até o trânsito em julgado da sentença e hoje ele se encontra cumprindo a sentença junto à massa carcerária no Papuda.
SITUAÇÃO CRÍTICA DA FAMÍLIA
Era Aécio quem mantinha a família com o trabalho na Sabesp. A esposa Lucinéia cuidava dos filhos e do lar. Ele foi demitido ainda no dia 11 de janeiro de 2023, ou seja, a vida profissional simplesmente colapsou com ele dentro da prisão. Inclusive foi desligado enquanto estava de férias.
A Sabesp encaminhou uma carta para a família informando o desligamento dele por justa causa, por ele ter feito um vídeo que mandou para os colegas onde ele dizia: Amigos da Sabesp, olhem onde eu estou!
O vídeo chegou à gestão da companhia que considerou uma indisciplina e o demitiu. O fato é que uma pessoa que recebeu este vídeo denunciou para a Polícia Federal de que ele estava dentro do prédio.
Nas conversas com seus advogados, Aécio disse que sabia que seria condenado. Após o julgamento e condenação, ele comentou que se sentiu usado para mandar um recado. “Eles me massacraram, mostraram vídeos e fotos de locais em que eu não fui, nunca estive presente. Mostraram fotos de armas e instrumentos que eu não tive conhecimento, que eu não vi. Portanto, essa foi a leitura que eu tive do meu julgamento: que eu fui usado como exemplo para todos que virão depois de mim, que terão a mesma pena”, disse ele aos seus defensores.
A dedução de Aécio estava certa, tanto que as penas aplicadas aos presos políticos são entre 14 e 17 anos.
Matérias mais antigas com o Aécio:
Inaceitável essa situação! Vivemos uma ditadura, onde um governo é totalmente omisso diante dos problemas que o país enfrenta, dessas injustiças cometidas contra os cidadãos brasileiros! Alexandre de Moraes é totalmente arbitrário, insensível, um piscicopata ! Minha oração é para que tudo se resolva, que Deus faça Justiça no BRASIL!!!