Ana Maria Cemin – Jornalista
17/05/2024
Ela nem mesmo foi indiciada, mas foi presa em 9 de dezembro de 2023 a mando do Supremo Tribunal Federal (STF) e desde então está nessa condição. A filha está lutando pela sua mãe de 62 anos, para que tenha o mínimo de dignidade dentro de um presídio onde se encontra junto com criminosas, enquanto espera que seja solta em liberdade provisória.
A mãe de Bárbara Bruna Ramiro Rodrigues, 37 anos, se chama Marlúcia Ramiro e ela é uma das cerca de 2 mil pessoas hoje conhecidas no Brasil como presos políticos. Bárbara não conseguiu até hoje ver a sua mãe no presídio, por ter uma filha pequena e o presídio ficar muito longe de casa. Como alternativa, pede ajuda para pagar as despesas da advogada, a Dra. Valquíria Durães, para que se desloque de Brasília até a Penitenciária de Pirajuí, SP, para onde a idosa foi levada há uma semana.
“Minha mãe estava presa na Penitenciária de Guariba, SP, mas ela foi desativada para mulheres e o deslocamento dela ocorreu sem que a advogada fosse notificada. Quando um preso é levado para uma nova penitenciária não leva junto pertences, então precisamos providenciar um cobal”, conta Bárbara.
A Dra. Valquíria informa que entrou com três pedidos de revogação e todos foram negados pelo STF, com o argumento de que a presa política é de alta periculosidade.
Bárbara trocava cartas com a sua mãe, mas há pelo menos 20 dias não recebe notícias, o que aumenta a sua angústia. “Com a ida da advogada até a penitenciária, teremos notícias de como ela está e também serão tomadas providências para exames de saúde. Minha mãe tem várias comorbidades, dentre elas diabetes e problemas sérios de coluna, que a levaram para três cirurgias anos atrás.
De acordo com ela, está sem qualquer medicação, além da dipirona. “Pelas cartas, ela me disse que o presídio mandaria o receituário para que nós comprássemos a medicação que ela precisa, mas isso nunca aconteceu.
A ajuda para Bárbara conseguir pagar as despesas da advogada pode ser feita pelo pix rodriguesbabilis@gmail.com.
8 comments