Ana Maria Cemin – Jornalista – 04/04/2024
Nesta quarta-feira, dia 3 de abril, por descumprimento das medidas cautelares, o preso político Pedro Emílio Carpichio Armand, 26 anos, foi recolhido à carceragem da Polícia Federal de São Paulo, para onde foi levado por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. O advogado de Armand, Dr. Hélio Junior, justificou no prazo previsto o descumprimento das cautelares, porém Moraes decidiu pela prisão preventiva até que ele seja julgado.
Armand está no inquérito 4921 e, de acordo com o advogado, a partir de agora é possível que ele responda o processo preso. “Como as acusações não levarão à condenação de prisão em regime fechado, após passar por julgamento, eu creio que ele cumprirá a pena em regime aberto ou receba uma pena alternativa, caso o STF o condene”, avalia Dr. Júnior.
“O fato é que ele está há mais de ano preso, seja em regime fechado ou regime domiciliar com tornozeleira eletrônica, e nós entendemos que ele é de fato inocente, não cometeu qualquer crime. Meu cliente sabe disso e isso o deixa aflito, com o emocional profundamente desgastado”, conclui.
CRISES CONSTANTES
A ativista Maria Ferreira e amiga de Armand alerta para a possibilidade de suicídio do preso político na prisão. “Eu solicitei ao Dr. Júnior que encaminhe um pedido de exame de saúde mental do Emílio, pois várias vezes ele ameaçou se matar por não suportar a tornozeleira e as limitações impostas pelo STF. Ele tem surtos psicóticos e precisa ser acalmado. Eu sei disso porque acompanhei vários momentos em que ele gritou, xingou e ficou completamente descompensado”, relata Maria.
“Numa ocasião em que Armand ameaçou suicídio, chamei a polícia e entrei em contato com um vizinho dele para organizar a situação de socorro, já que moro em Guarulhos e ele na Lapa. Mesmo assim, fiquei monitorando à distância toda a situação. Se ele for para o presídio, tenho certeza de que ele dará cabo de sua vida”, lamenta.
QUEM É PEDRO EMÍLIO?
Maria conheceu Pedro Emílio no QG do Ibirapuera, no Comando Sudeste. Ele é ator e não trabalha. Vive com a mãe e a avó, mas nunca teve atendimento para o seu emocional frágil.
“Ele é um menino, com uma idade mental de adolescente, apesar dos 26 anos. Ele conta que seu pai era policial e morreu em serviço para proteger a Nação e que ele acredita ter o mesmo compromisso. É um menino que sonha com um País lindo”, descreve.
“Fiquei sabendo que ele estava preso em Brasília quando li a lista de pessoas que foram de ônibus do nosso QG para lá. Fiquei surpresa por ele ter ido e tenho certeza que foi por impulso porque todo mundo estava indo para lá. Quando saiu, busquei ele na rodoviária e até mesmo acompanhei ele no primeiro dia de Fórum para assinar. Desde então, passei a dar apoio emocional, razão pela qual tenho convicção de que algo grave vai acontecer com ele se não for tratado de maneira adequada, levando em conta que ele está com um problema psicológico grave”, diz Maria, com muita tristeza e angústia.
É lamentável a situação do Pedro Emílio, e o caso dele é só mais um na lista entre tantos inúmeros que estão passando por esta mesma situação, muita pressão de todos os sentidos, enfim, como que alguém vai se sentir bem sendo privado dos seus direitos e sendo julgado fora da lei!
Algo precisa ser feito rapidamente para que o Pedro Emílio não venha perder a sua vida dessa forma, enquanto muitos bandidos estão sendo soltos pelo país, pessoas que cometeram crimes cruéis estão sendo diariamente postos em liberdade, ou pegando penas leves, pessoas de bem estão sendo julgadas por uma corte inadequada quando deveriam ser julgadas pela primeira instância e terem seus direitos garantidos pela constituição brasileira, mas infelizmente nada disso está acontecendo e às vezes nos perguntamos até onde vamos chegar, Será que ninguém vai fazer nada e os parlamentares o que estão fazendo porque a maioria não falam nada será que eles estão com medo de alguma coisa, bom que fique bem claro, já morreu dentro da prisão Cleriston Pereira da Cunha e não fizeram nada para que ele fosse tratado até que ele veio a falecer lá dentro e deixar suas duas filhas órfãos e sua esposa viúva e isso precisa acabar os responsáveis precisam responder por isso!
Meu Deus misericórdia desse jovem!!@@
Meu Deus misericórdia desse jovem!
os militares independentes tem que tomar posicao contra essas arbitrariedades e se solidarizarem com seus colegas de farda
precisamos de homens de coragem pois nao temos um orgao corregedor do stf ……o argumento tem que se fundamentar em tecnica
de reconhecimento facial e mostrar os vandalos verdadeiros e inocentar definamente os inocentes
Meu Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo. Dê forças ao Emílio para que não atente contra a vida. O Senhor é Poderoso, derruba os montes, abre os caminhos, liberte as pessoas desse pesadelo de perseguição injusta. Põe Sua Mão Poderosa sobre os homens bons de nossa Nação. Guardai os nossos com compaixão.
Não era mais fácil ter assinado o ANPP do que se meter em mais confusão e causar problema para a família?