
MORAES PASSA A BOLA PARA GONET
Ana Maria Cemin – 28/05/2025
O futuro da presa política Cristiane da Silva, 33 anos, está nas mãos da Procuradoria-Geral da República (PGR), depois do ministro Alexandre de Moraes dar o prazo de 48 horas para Paulo Gonet se manifestar a respeito. Isso foi na segunda-feira, então entendemos que a solução sairá em breve.
Ela foi deportada dos Estados Unidos onde estava presa desde janeiro desse ano, por entrar ilegalmente no país com a intenção de conseguir asilo político. Desde sábado, dia 24 de maio, Cristiane está presa em Fortaleza, CE, a espera de uma definição.
O fato é que Cristiane já foi julgada pelos ministros do Supremo Tribunal Federal e condenada por estar em Brasília no 8 de janeiro. A pena não prevê prisão e o acórdão condenatório transitou em julgado ainda em 13 de maio. “Em decisão publicada em 16/5/2025, determinei o início do cumprimento das penas restritivas de direitos impostas”, narra o ministro Moraes no documento, destacando, ainda que, dez dias depois ela foi presa em Fortaleza.
A defesa de Cristiane pediu em juízo que seja expedido o alvará de soltura com o argumento de que a ré foi condenada à pena restritiva de direitos, ou seja, nem mesmo uso de tornozeleira está previsto no caso dela. A defesa está empenhada em levar a sua assistida para casa, em Balneário Camboriú, SC, onde iniciará o cumprimento da pena imposta.
Já são cinco dias de prisão, depois de quase cinco meses presa nos Estados Unidos. Quanto tempo demandará ainda para Cristiane voltar para casa?
ENTENDA O CASO DE CRISTIANE LENDO A MATÉRIA A SEGUIR:
Publicar comentário