UMA ESTÁ NO PRESÍDIO E, A OUTRA, NO EXÍLIO
Ana Maria Cemin – 18/09/2024
Elisângela Cristina Alves de Oliveira (cabelo longo) e Simone Aparecida Tosato Dias, ambas nascidas em 1974 e de Cuiabá, MT, têm algo mais em comum: foram vítimas de um sistema opressor que as levaram para o Presídio Colmeia, na madrugada do dia 8 para 9 de janeiro de 2023, por se protegerem das bombas e balas de borrachas das forças policiais no Palácio do Planalto.
Dentro do presídio conviveram na cela, criaram uma amizade linda e, após saírem do presídio, apesar das proibições do ministro Alexandre de Moraes, elas seguiram se encontrando em Cuiabá, até porque em todas as segundas-feiras eram obrigadas a assinar no Fórum.
Ontem, 18 de setembro, Simone escreveu uma carta na Argentina, onde se encontra no exílio para não ser presa (foi condenada a 13 anos e meio de prisão pelos ministros do STF), endereçada para a amiga que se encontra na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto, MT. Elisângela perdeu a mãe ontem. Aliás, a vida de Elisângela está virada de ponta-cabeça: em 8 de março ela foi condenada a 14 anos de prisão, em 6 de junho foi presa, em 25 de junho seu irmão morreu e, ontem, foi o enterro da mãe.
Segue a mensagem que Simone gostaria de dizer para a amiga ontem, mas não pode, porque uma está no exílio e a outra está no cárcere.
Minha amiga Elisângela,
Como eu queria estar ao seu lado neste momento tão difícil. Infelizmente, a perseguição que estamos vivendo torna isso impossível. Desde o nosso primeiro encontro, lá na Colmeia, quando você ia do quarto 2 até o meu quarto 1 para conversarmos, lembro bem de como você falava da sua mãe, do seu irmão e da sua família com tanto amor.
Depois dos sete meses que passamos presas juntas, vivendo a injustiça que nos foi imposta, nos tornamos mais do que amigas, nos tornamos irmãs. Recebemos nossos alvarás juntas, fomos de Brasília a Cuiabá juntas e sempre que podíamos estávamos juntas. Tive o prazer de conhecer a sua mãezinha na sua casa e era visível o quanto você cuidava dela e do seu irmão com carinho e dedicação.
Hoje, queria poder estar com você, oferecendo meu ombro, meu abraço, mas até isso nos foi tirado. Não podemos estar ao lado de quem amamos nos momentos de maior necessidade é uma grande dor.
Quando eu vim para a Argentina, fiquei chateada porque você decidiu ficar, hoje entendo o porquê. Parece que você sentia que algo iria acontecer com seu irmão e com sua mãe.
Como chorei ao saber da sua prisão injusta mais uma vez… Não queria te ver sofrendo mais ainda do que tudo que já tínhamos sofrido. E você, sempre tão forte, me disse que precisava estar perto deles, que não suportaria se algo acontecesse enquanto estivesse longe.
Nada do que estamos vivendo ficará impune, minha amiga. A lei da semeadura é justa e certa, e aqueles que hoje pisoteiam as nossas famílias, que arrancaram a nossa liberdade e nos privaram do convívio com quem amamos, um dia colherão o que plantaram.
Creio que está perto o dia que poderemos provar que nos acusaram de crimes que jamais cometemos, e que somos vítimas de uma perseguição política cruel. Mas creio que logo, logo, você sairá daí e voltará para os braços da sua família. Tenha fé e continue sendo forte e corajosa. Tenho muito orgulho de você, amiga.
A dor que sentimos é imensa, mas a justiça de Deus é maior.
Eu vou continuar aqui, lutando por você. Mesmo longe fisicamente, estamos conectadas pelo coração, pela fé e pela amizade que construímos em meio a tanto sofrimento. Creia que, assim como Jesus prometeu, nossas lágrimas de hoje serão transformadas em alegria, e um dia vamos estar todas juntas, com nossas famílias e com nosso PAI, na nossa verdadeira Pátria, que não é aqui na Terra.
Estarei sempre com você, minha amiga. Que Deus te conforte, te fortaleça e te envolva em seu amor infinito. E quando a dor parecer insuportável, lembre-se de que você não está sozinha. Meu coração está com você. Te amo.
Com todo o meu amor,
Simone Tosato
Essa criatura acha que está aqui pra sempre. Creio que não sabe o que é amar.
Tenho certeza da justiça do nosso Deus.
Vai pagar com juros .
Que Deus abençoe Elisangela 🙏🏽🙌🏾
A justiça de Deus não falha, por isso entregamos tudo em suas mãos.
O homem é falho mas Deus jamais vai deixará impini a injustiça que fizeram e estão fazendo conosco, Deus sempre na frente abrindo os caminhos e nós patriota atrás, Deus é paí e não padrasto, confiança sempre em Deus Pai não no homem,podem acreditar Ele usará até o inimigo para nos abençoar, Elisângela continue acreditando e orando pelo Brasil vamos vencer em nome de Jesus Cristo,te amo, Deus abençoe você,o Brasil e a nós patriotas,
Deus é especialista em transformar o que parece perdido em novas oportunidades. Ele vê além das nossas limitações e tem um plano perfeito para cada um de nós. Confie que Ele está ouvindo nossas orações e que mudanças gloriosas estão a caminho. 🙏🏽🥺❤️🩹
São mulheres de bem que construiram família e patrimônio, os frutos que geraram também são boas pessoas, nenhum se tornou criminoso, como pode um ministro nos nivelar a pessoas que “não” respeitam a sociedade, não respeitam as leis, não respeitam autoridades e tão pouco a constituição… Sempre que tivermos a possibilidade iremos registrar toda injustiça que nos foi imputada… Nossa amiga e irmã Patriota Elizângela não merece está em um presídio, ela não comentou nenhum crime para isso… Ela não é nem nunca será uma criminosa… Que DEUS te fortaleça 🙌🏻 e te abençoe Elisângela e Simone 🙏🏻
#FIMDAINJUSTIÇA
#FIMDADITADURADOJUDICIÁRIO