Ana Maria Cemin – Jornalista
19/02/2024 – (54) 99133 7567
O preso político Fábio Alexandre, 45 anos, que foi preso na 8ª fase da Operação Lesa Pátria, está voltando para casa no dia de hoje, 19 de fevereiro, depois de ficar preso por 11 meses na Penitenciária de Florinea, localizada no Estado de São Paulo.
A situação de saúde do preso não é boa: está com as hepatites A e C, entre outros problemas. Antes de ser preso, ele tratava a sua saúde, coisa que não continuou dentro do presídio. Nos últimos 20 dias Fábio estava sempre em trânsito entre o presídio e o hospital, tal é sua debilidade física.
A informação foi repassada nessa tarde pela Dra. Taniéli Telles de Camargo Padoan. Ela recebeu uma ligação do presídio perto do meio-dia de hoje, quando lhe foi dito que Fábio estava no local onde a tornozeleira eletrônica seria colocada e que, até o final da tarde, seria liberado para voltar para casa onde aguardará o andamento do processo da PET 10993.
Contra ele, conforme a advogada informa, ainda não tem denúncia.
Dra. Taniéli atende mais de 100 casos de presos políticos e quase a totalidade é pro bono. É o caso do Alexandre que chegou para ela em janeiro desde ano. “Trata-se de um mecânico, uma pessoa simples e com baixo grau de instrução. Tenho certeza de que ele não quebrou nada em Brasília”, diz a advogada.
Após estudar o caso, viu a dificuldade de fazer a defesa pelo fato de o preso político ter sentado na cadeira do ministro Alexandre de Moraes quando esta se localizava já do lado de fora. Ou seja, quem depredou o prédio do Supremo Tribunal Federal jogou muitos móveis pelas vidraças quebradas e algumas pessoas, como Fábio Alexandre, acabaram fazendo vídeos e fotos com os objetos que encontraram do lado de fora.
“Um rapaz gravou o meu assistido sentado na cadeira do ministro, no qual disse algumas palavras ofensivas. Ele não entrou no prédio, ficou um tempo no gramado e depois foi embora de volta para Penápolis, SP, onde mora. Somente em 17 de março, a partir do vídeo que o colega de excursão fez dele na cadeira de Alexandre de Moraes, foi que a Polícia Federal buscou o assistido de Dra. Taniéli e o levou para o presídio.
Antes de ser preso, Fábio tinha a sua própria oficina em Penápolis, porém durante o período em que ficou preso foi invadida e objetos foram roubados. A esposa Paula não conseguiu dar conta do aluguel e entregou tudo, indo morar num quartinho cedido pela sua filha casada. Fábio e Paula têm uma criança pequena.
Fábio é meu cunhado e sempre foi muito brincalhão com todos e com todas as coisa, teve essa infelicidade de fazer mais esse brincadeira de mau gosto e acabou se dando muito mau porque essa gravação usando uma cadeira foi a público através das mídias, pois no vídeo estava dizendo que era do Alexandre de Moraes e por esse motivo acabou sendo preso, mas ele sempre foi uma pessoa do bem e jamais quebraria nada como de fato a Dra está fazendo a defesa dele. Pessoa honesta e trabalhadora e sempre procurou fazer as coisas de forma correta e honesta. Apesar do vídeo tudo não passa de um grande equívoco que aconteceu por uma brincadeira de mau gosto que ele acabou fazendo.