MARCADO O JULGAMENTO DA ANA PRISCILA

Ana Maria Cemin – 21/11/2024

O julgamento virtual de Ana Priscila de Azevedo está agendado para o período de 29 de novembro a 6 de dezembro. Ela passou pela audiência de instrução em 13 de setembro e, após as alegações finais, passará pelo julgamento, a começar pelo voto do ministro relator Alexandre de Moraes, em geral publicado no primeiro dia do julgamento. O que Moraes decide é acompanhado pela maioria dos ministros, ou seja, no dia 29 será possível conhecer a sentença da ré.

A manifestante de 8 de janeiro está no Presídio Colmeia, em Brasília, desde 10 de janeiro do ano passado. Apesar da defesa ter solicitado a liberdade provisória, a prisão preventiva foi mantida em decisões proferidas pela Corte em 3/4/2023, 12/10/2023, 27/12/2023, 2/4/2024, 27/6/2024 e 27/9/2024.

O Supremo Tribunal Federal julgará Ana Priscila por associação criminosa armada; abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima; e deterioração de patrimônio tombado.

Consta nos autos que, no caso específico de Ana Priscila, a manifestante participa de “um movimento intervencionista desde 2013, tendo postado vídeos convocando pessoas para o fechamento de distribuidoras de combustíveis com o objetivo de “colapsar o sistema”; convocando manifestantes para o fechamento da Praça dos Três Poderes; tinha dois canais em redes sociais chamados “Canal da Resistência Civil SOSFFAA” e  “REVOLUÇÃO VERDE E AMARELO”; tinha conta no TELEGRAM com o título “INTERVENÇÃO MILITAR JÁ”; em suas redes sociais pregava o golpe com dizeres “VENHAM PARA BRASÍLIA!!! VAMOS TOMAR DE ASSALTO!!! VAMOS SITIAR OS TRÊS PODERES!!!”, “VAMOS ACAMPAR NA PORTA DE TODAS AS DISTRIBUIDORAS DE COMBUSTÍVEL DO PAÍS!!! DESABASTECIMENTO JÁ!!!” e “RESISTÊNCIA CIVIL, VAMOS PARAR O BRASIL!!!”; e em vídeo com 2 horas de duração, postado em sua conta do INSTAGRAM, fez apologia a atos antidemocráticos”.

2 comentários sobre “MARCADO O JULGAMENTO DA ANA PRISCILA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *