MÃE REJEITA ACORDO PROPOSTO PARA FILHA PATRIOTA
Ana Maria Cemin – Jornalista – 17/07/2024
Quem tem empatia entenderá o quanto é difícil para a mãe da jovem Calone Natália Guimarães Malinski, de 26 anos, recomendar para a filha que não aceite o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) proposto pelo Ministério Público, em combinação prévia com o STF, para que ela saia do Presídio de Nortelândia, MT, para onde foi levada no dia 8 de julho, quando foi assinar no fórum.
“Dois dias depois dela ser presa, recebi uma ligação da Defensoria Pública da União apresentando o ANPP. Para fazer esse acordo, a Calone tem que assumir a culpa de algo que ela não fez. Depois disso, eu visitei a minha filha na prisão e pedi para que não ceda, não assine, pois não é justo. Minha filha foi bem-educada, não me dá trabalho e foi a Brasília participar de uma manifestação e não fez baderna. Foi presa injustamente no QG e ficou 50 dias no Presídio Colmeia. Voltou para casa com uma tornozeleira e uma série de restrições que ela cumpriu rigorosamente”, diz a mãe da presa política, Julita Guimarães, 57 anos, proprietária da uma mercearia localizada no Assentamento Antônio Conselheiro, Agrovila 7, que fica em Tangará da Serra, MT. Julita tem outros dois filhos, um de 15 e outro de 29 anos. Toda família trabalha junto no negócio da matriarca.
A PRISÃO FOI UMA SURPRESA
Desde que voltou de Brasília com as cautelares da liberdade provisória, Calone seguiu rigorosamente as restrições e carregava regularmente a bateria da tornozeleira eletrônica. Na segunda-feira, dia 8 de julho, foi ao fórum assinar a presença (obrigação imposta somente para presos políticos brasileiros) e foi informada que a sua tornozeleira ficou sem sinal por 15 dias. Por conta disso, havia um mandado de prisão do Alexandre de Moraes.
“Nenhuma notificação foi feita a respeito. Nem uma ligação, para que pudéssemos corrigir esse erro do sistema. Chegou no fórum e foi presa, sem direito algum de defesa, de justificativa”, diz a mãe alarmada. Minha filha está com a Defensoria Pública, mas fui atrás de advogados para ver se algum conseguiria trazer a minha filha de volta, mas todos com quem falei aqui na minha cidade disseram que nesse processo não há nada a ser feito, pois estão com as mãos atadas”, relata.
Julita tem esperança de conseguir tirar a filha sem fazer o ANPP e pediu para que Calone aguente firme por três meses até que ela consiga achar um caminho. “Eu conheço a minha filha, cumpriu todas as cautelares. Não é de sair de casa e nunca me incomodou na vida”, conclui.
Perola Tuon
Considerando que Bolsonaro sancionou a Lei de Segurança Nacional em 2021 incluindo um MALDITO parágrafo único no Art. 286, é praticamente impossível algum patriota do INQ 4921 provar inocência, mesmo os que chegaram de ônibus após o horário da manifestação. Ninguém sabia que incitar as forças armadas tinha virado crime, nem os advogados sabiam, mas os parlamentares e o Bolsonaro sabiam e não avisaram os patriotas. Assim, lamento informar que todo esse pessoal do 4921 cometeu um “crime” que nunca deveria existir, mas que graças ao Bolsonaro foi incluído no código penal.
Se eu fosse mãe desta jovem, rogaria para que ela assinasse o ANPP imediatamente, não apenas para sair do presídio, local onde ela nunca deveria estar, mas também para que se livre de um julgamento no qual será condenada. O ANPP permite à pessoa voltar a ter ficha limpa e nome limpo é muito mais importante do que supostos princípios, paixões políticas e opinião de mãe desinformada.
Márcia Bertelli
Concordo com vc sobre a melhor escolha de fazer o acordo de não persecução penal. Porém, o Bolsonaro não tem nada a ver com a interpretação capciosa do ministro ditador…
Breno o peruibense
Isso seria confessar um crime que ela não cometeu, ou seja, teu comentário não ajuda. Não é a sua parente. E o fato de você ficar acusando o Bolsonaro, demonstra que do lado dos patriotas você não está. Faça o L em outra freguesia, tá ok?
Simone
Verdade, Perola! Os presos políticos foram massa de manobra tanto da esquerda quanto da direita.
Sir walter
Os Patriotas estão dando o mesmo depoimento pra livrar Bolsonaro ! É incrível essa lei foi assinada por ele em 2021! Triste essa situação, mas a lei tem que ser cumprida ! O ideal é assinar o acordo ! Caso contrário se ala em torno de 12 anos de condenação!
Breno o peruibense
Dizer que os patriotas estão dando o mesmo depoimento para “livrar Bolsonaro” é desonestidade típica de esquerdista. E criticar quem está impondo um acordo injusto nem pensar, né?
7 comments