Ana Maria Cemin – Jornalista – 31/07/2024
A conclusão é da advogada que encaminhou o pedido de liberdade provisória da presa política Calone Natália Guimarães Malinski, 26 anos, ao Supremo Tribunal Federal (STF) hoje, 31 de julho. A Dra. Taniéle Telles de Camargo Padoan assumiu a defesa de Calone nessa semana. Antes estava com a Defensoria Pública.
O que levou Calone ao cárcere foi a denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Mato Grosso, em resposta à determinação do ministro Alexandre de Moraes, de maio desse ano, por meio da qual solicitou às centrais de monitoramento de todo o Brasil que enviassem relatório de eventuais descumprimentos de cautelares nos autos do INQ 4921.
Para esclarecer, os patriotas que respondem pelo INQ 4921, em regra, são os que foram presos no dia 9 de janeiro do ano passado, quando estavam acampados no QG em Brasília. Depois de passarem uma temporada nos presídios de Brasília, saíram com tornozeleira e uma série de restrições de liberdade. São mais de mil pessoas nessa condição e até hoje aguardam o julgamento do STF que definirá o seu futuro.
DESDE MAIO DE 2023, A TORNOZELEIRA ESTAVA DESATIVADA
A secretaria informou o Supremo Tribunal Federal que o equipamento de monitoramento eletrônico de Calone foi desativado em 30/05/2023 por estar sem comunicação. Em decorrência dessa denúncia, Moraes mandou recolher a patriota ao Presídio de Nortelândia, MT, para onde foi levada no dia 8 de julho e permanece até hoje.
“Calone reside a quilômetros da cidade de Tangará da Serra, MT, no perímetro rural do município, em um assentamento. Porém, semanalmente e religiosamente, se apresentava ao Juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Tangará da Serra. Em nenhum momento nesses comparecimentos foi informada de falta de sinal da tornozeleira. Além disso, Calone sempre manteve o seu endereço atualizado junto ao Juízo da Comarca e à Suprema Corte. Em mais de ano de não funcionamento da tornozeleira, ela não recebeu qualquer comunicação, intimação do Juízo Criminal ou da Central de Monitoramento sobre eventual falha de comunicação ou qualquer problema com seu equipamento de monitoramento”, relata a Dra. Taniéli.
Leia também a primeira matéria regidida da Calone:
Senhor Alexandre, o sistema é absolutamente incompetente, tanto parabos patriotas q são monitorando em cima quanto para os verdadeiros bandidos, estupradores e assassinos