
Ana Maria Cemin – 30/04/2025
A CNN divulgou a informação de que a Justiça da Argentina marcou para 18 de junho o julgamento de extradição dos cinco presos políticos brasileiros que se encontram no cárcere no país vizinho.
Eles foram acusados pela Procuradoria-Geral da República e condenados pelo Supremo Tribunal Federal a cumprir penas de 13 a 17 ano de prisão, por estarem na manifestação de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Antes de voltarem à prisão, saíram do país e pediram asilo político.
A CNN disse ter recebido a informação de fonte ligada ao caso e que ainda está indefinido se a audiência do tribunal responsável será realizada de forma conjunta ou separada para cada um dos réus.
Estão presos na Argentina desde o final do ano passado, os patriotas Joelton Gusmão de Oliveira, Rodrigo de Freitas Moro Ramalho, Joel Borges Correa, Wellington Luiz Firmino e Ana Paula de Souza. Todos eles tinham o refúgio regularizado junto à Comissão Nacional para os Refugiados (Conare) da Argentina, porém a sua prisão foi determinada pelo juiz argentino Daniel Rafecas, após solicitações de extradição encaminhadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, ao governo de Javier Milei.
O julgamento definirá se serão extraditados para o Brasil ou se permanecerão na Argentina como refugiados, como centenas de outros brasileiros que saíram do Brasil devido à perseguição política, acusados de golpe de estado.
Publicar comentário