Carregando agora

1.552 AÇÕES PENAIS ESTÃO ABERTAS PELO 08.01

Texto: Ana Maria Cemin – Foto: Eduardo F. S. Lima

Está muito longe de terminar o 8 de janeiro de 2023, apesar de na quarta-feira completarmos dois anos em que a população brasileira foi surpreendida pelo seu “capitólio” tupiniquim. O que aconteceu aqui é diferente do que ocorreu nos Estados Unidos, pois não tivemos mortes, até porque o movimento verde/amarelo era composto por muitos idosos e famílias, cujo interesse era protestar contra o resultado das urnas, a exemplo do que já faziam na frente dos quarteis das suas cidades. Usavam bandeiras e bíblias e até hoje é difícil entender o que aconteceu dentro dos prédios, uma vez que as gravações das câmeras não apareceram. Quem depredou e com qual intenção?

Os dados que seguem nessa matéria são apenas de dois dos quatro inquéritos solicitados pela Procuradoria-Geral da República ao Supremo Tribunal Federal: Inq. 4921, relativo aos instigadores, e o Inq. 4922, que reúne os supostos autores intelectuais e executores. Só estes dois deram origem a 1.552 ações penais, que seguem abertas no STF, conforme relatório passado pela Assessoria de Comunicação do STF, com dados atualizados até o dia 20.12.2024.

Ainda veremos pela frente a abertura de outras ações penais relativas aos Inq. 4920, dos chamados “financiadores”, que contribuiram de forma material/financeira, e o Inq. 4923, relativo às autoridades do estado responsáveis por omissão.

Vamos aos números, sabendo que eles tendem a crescer muito, caso a anistia não seja tomada como pauta importante na vida política nacional, visando à harmonização do país.

Status das Ações Penais

  • Ações Penais Abertas: 1.552
  • Condenações: 371
  • Acordos de Não Persecução Penal (ANPPs): 527
  • Absolvições: 4

Tipos de crimes atribuídos

Crimes Simples – incitação ao crime e associação criminosa

  • Total de Ações: 1.093
  • Julgadas: 147
  • Absolvição: uma pessoa – Em setembro de 2024 foi absolvido o ambulante Daniel Santos Bispo, 37 anos, preso em frente ao QG de Brasília – AP 1443.

Crimes Graves – associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima, e deterioração do Patrimônio tombado.

  • Total de Ações: 459
  • Julgadas: 228
  • Absolvições: três pessoas – Em março de 2024 foi absolvido Geraldo Filipe da Silva, 28 anos – AP 1423; em abril, ocorreu a absolvição de Wagner de Oliveira, 50 anos – AP 2329; e em 11 de setembro, Vitor Manoel de Jesus, 24 anos – AP 1373.

Situação dos Presos

  • Presos Provisórios: 78
  • Presos Definitivos: 70
  • Em Prisão Domiciliar: 7

3 comments

comments user
Simone paes da silva

Sim poderia liberar as mães com filho de menor de idade no caso tá minha irmã com um filha papai não pode trabalhar deixa a filha só em casa

comments user
Marcos

Espero que em breve o longo braço da lei americano, dirigido por Donald Trump acolha o nosso povo. Dia 20 de janeiro, dia da posse de Trump está chegando!

comments user
Marlene Miriam

DEUS VIVENTE FAZ JUSTIÇA POR COMPAIXÃO AMÉM.
DEUS SALVA O BRASIL POR PIEDADE AMÉM.

Publicar comentário