
Ana Maria Cemin – 11/04/2025
A mais recente informação é de que Débora Rodrigues, cujo julgamento foi suspenso pelo pedido de vista dos autos pelo ministro Luiz Fux, fato que a tirou da pauta do lote de 21 a 28.3.2025, agora já tem data para ser julgada. O “novo” julgamento de Débora será de 25.04.2025 a 06.05.2025, também na versão virtual. Ou seja, a defesa coloca um vídeo de alguns minutos e já no primeiro dia o ministro relator Alexandre de Moraes deposita o seu voto. Até o final do julgamento, que demanda vários dias, os demais ministros seguem ou não o voto de Moraes. Em regra, o que o relator define é o que acaba prevalecendo como sentença.
Se você acompanha o site www.bureaucom.com.br então sabe que publicamos as listas dos manifestantes de 8 de janeiro que serão julgados. Hoje, 11 de abril, encerra o julgamento de 17 presos políticos julgados pelos dois crimes mais leves, de associação criminosa e incitação ao crime. Depois da sentença transitar em julgado, essas pessoas que usam tornozeleira há mais de dois anos terão de volta a sua liberdade de ir e vir, e cumprirão a sentença de restrição de direitos. A lista está em matéria anterior que você pode conferir no site.
Hoje também inicia o julgamento de sete manifestantes, também pelos dois crimes: Ana Paula Nobrega, Diovana Vieira da Costa, Nilia Paiva de Macedo, Onilda Patricia de Medeiros Silva, Regis Eduardo Bellato, Shirley Hall Linhares Vieira e Silvio da Rocha Silveira. Esses julgamentos ocorrem no período de 11 a 24 de abril.
Para o período de 18 a 29 de abril, estão marcados dois julgamentos por dois crimes: de Alexandre Lopes Rodrigues e Márcia Rosa Vieira. Ela estava recolhida à Cadeia Pública Feminina de Nortelândia, MT, desde meados do ano passado, por descumprir cautelares, mas recebeu alvará de soltura recentemente.
Além de Débora, nos julgamentos marcados para o período de 25 de abril a 6 de maio estão outros oito patriotas acusados de dois crimes: José Motter, Marlos Janutt, Marizeli Rigoni Carvalho, Edna Valentim Januário, Lucimar Franklin Soares de Siqueira, Pedro Barbosa de Souza, Edimilson Nascimento Soares e Vanessa Mayara Lopes da Silva.
Publicar comentário